As famílias que são beneficiadas pelos programas sociais do governo federal e não atualizaram os seus dados de cadastro no CadÚnico há mais de dois anos têm até 14 de outubro para regularizar os dados.
Pelo CadÚnico o Governo faz a administração e admissão das famílias com baixa renda nos programas sociais, como o Auxílio Brasil, Auxílio Emergencial, BPC (Benefício de Prestação Continuada), TSEE e entre outros.
E se eu não atualizar os dados do CadÚnico?
Caso o cidadão não faça a atualização dos dados do CadÚnico, os benefícios poderão ser suspensos ou cancelados. Com isso, as famílias podem ser excluídas do Cadúnico a partir de julho de 2023.
Além dos próprios cidadãos, os estados e autoridades locais também atualizam informações que são utilizadas na implementação de políticas públicas.
Importante lembrar que o simples cadastro no sistema governamental não garante a entrada automática nos programas sociais, mas é pré-requisito para a avaliação de uma candidatura.
[sibwp_form id=2]
Quais são os prazos para atualização de cadastro do CadÚnico?
As famílias que não atualizaram seus cadastros desde 2016 e 2017 no Bolsa Família, agora Auxílio Brasil, só têm até 14 de outubro de 2022 para a fazer a regularização.
Para evitar a suspensão dos benefícios como o Auxílio Brasil, os dados devem ser atualizados até o mês de dezembro de 2022.
Situação cadastral do Cadastro Único
O beneficiário pode verificar a situação do cadastro pelo aplicativo Cadastro Único ou através do site do CadÚnico. Nele é possível saber se os cidadãos cadastrados estão em fase de Averiguação ou Revisão Cadastral e o que é necessário para fazer a regulamentação dos dados.
As famílias beneficiárias que precisarem atualizar seus dados cadastrais receberão uma mensagem no comprovante de pagamento e no aplicativo.
Já os beneficiários do TSEE receberão a notificação pela conta de energia.
Caso as informações cadastrais não tenham nenhuma alteração, basta confirmar os dados no aplicativo. No entanto, em caso de alteração, é necessário visitar um posto de cadastramento para a realização da nova entrevista, nas prefeituras e pelo CRAS.
Pelo link https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/ é possível consultar os endereços dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) disponíveis nos municípios.
Perguntas frequentes
O que acontece se não atualizar os dados do CadÚnico?
Caso a atualização dos dados do CadÚnico não seja realizada, os benefícios poderão ser suspensos ou cancelados. Com isso, as famílias podem deixar o Cadúnico a partir de julho de 2023.
Quais são os prazos para atualização de cadastro do CadÚnico?
As famílias que não atualizaram seus cadastros desde 2016 e 2017 no Bolsa Família, agora Auxílio Brasil, só têm até 14 de outubro de 2022 para fazer a regularização.
Veja mais: