loader image
Pular para o conteúdo

Vale-Gás: Governo Abre Novas Inscrições; Veja como Participar

O número de beneficiários da Vale-Gás aumentará. Para o calendário de outubro, o Ministério da Cidadania anunciou oficialmente a inclusão de quase seis milhões de famílias na folha de pagamento do programa.

[sibwp_form id=2]

A abertura de novos empregos para a Vale-Gás representa um aumento de mais de 200 mil. em relação aos registros do mês de agosto. Para efetivar os novos beneficiários, o governo federal decidiu reconsiderar o cadastro de cidadãos com renda per capita de até meio salário mínimo, R $606.

Vale lembrar que não há inscrição direta no Vale-Gás, pois a seleção é feita a partir da lista de beneficiários do Auxílio Brasil. Estima-se que existam mais de dez milhões de pessoas na chamada lista de espera para ingressar no programa assistencial.

São cidadãos que cumprem todas as regras de entrada, mas ainda têm de aguardar a disponibilização de novos lugares. A intenção é que os novos beneficiários do vale gás já sejam incluídos no calendário previsto para outubro.

Quando o Benefício Foi Implementado?

O Vale-Gás foi implantado em dezembro de 2021 e em breve completará um ano de vigência. Durante a maior parte desse período, eles foram descarregados uma vez a cada dois meses, o que equivalia a 50% do preço médio nacional de um botijão de gás de 13kg. A definição do valor é baseada no último cálculo da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Durante muito tempo, a Vale-Gás pagava em média cerca de R $60 em parcelas. Mas com a instituição da PEC dos Benefícios no início do segundo semestre deste ano, a média nacional de preços do gás de cozinha foi ajustada para 100%, elevando o valor do benefício para algo em torno de R $110.

De acordo com as regras do programa, o calendário de amortização é bimestral. Os últimos depósitos previstos para 2022 são, portanto, em outubro e dezembro deste ano. É importante ressaltar que o benefício de R$110 é temporário, pois o PEC só tem validade até dezembro de 2022.

Quem Poderá receber o Vale-Gás em Outubro?

É importante esclarecer que o Vale-Gás é um programa que atualmente paga 100% do preço médio nacional do botijão de 13kg. Os pagamentos são efetuados bimestralmente aos cidadãos que cumpram as seguintes regras:

  1. Ter inscrição ativa no Cadastro Único (Cadúnico);
  2. Possuir renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 606); OU
  3. Ter renda familiar total igual ou inferior a três salários mínimos;
  4. Recebe também, famílias com renda superior a três salários mínimos, desde que estejam incluídas em programas de transferência de renda implementados pelas três esferas de governo;
  5. Por fim, ter entre os membros da família pessoa que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).

No entanto, é importante notar que o escopo do programa é limitado. Assim, foram emitidas algumas regras de prioridade, nomeadamente para:

  1. Famílias com cadastro atualizado no Cadúnico, nos últimos dois anos;
  2. Com menor renda;
  3. Que tenham maior quantidade de integrantes;
  4. Famílias contempladas pelo Auxílio Brasil;
  5. Com cadastro qualificado pelo gestor através do uso das informações da averiguação (se disponíveis).

Calendário do Vale-Gás em outubro

  • NIS final 1: 11 de outubro;
  • NIS final 2: 13 de outubro;
  • NIS final 3: 14 de outubro;
  • NIS final 4: 17 de outubro;
  • NIS final 5: 18 de outubro;
  • NIS final 6: 19 de outubro;
  • NIS final 7: 20 de outubro;
  • NIS final 8: 21 de outubro;
  • NIS final 9: 24 de outubro;
  • NIS final 0: 25 de outubro.

Veja mais: