loader image
Pular para o conteúdo

Auxílio-creche: saiba tudo sobre o benefício

O Auxílio-Creche é um dos benefícios que está previsto na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e que muitas vezes os trabalhadores brasileiros não conhecem! É importante ressaltar que a ajuda financeira é disponibilizado para que as mães consigam amamentar e cuidar dos seus filhos durante o tempo em que estão trabalhando. 

De acordo com a lei, é obrigatório que todos os estabelecimentos que tenham mais de 30 funcionárias tenham um espaço físico para que elas possam deixar seus filhos. Além disso, é importante pontuar que, se a empresa não oferecer esse local para as mães brasileiras, vai ser necessário pagar esse Auxílio-creche.

Entenda mais informações sobre como funciona o Auxílio-Creche para as mães trabalhadoras brasileiras no artigo em seguida!

Quanto é o valor do Auxílio-Creche para o ano que vem?

A princípio, o valor desse benefício para o ano de 2023 vai depender da política interna de cada uma das companhias. Portanto, é preciso que os acordos sejam feitos entre as funcionárias e os patrões para entender qual deve ser a melhor opção para os dois lados.

Além disso, é possível também que o benefício seja pago diretamente aos pais, entretanto, não são todos os lugares que aceitam. Dessa maneira, o auxílio-creche deve ser pago para as crianças de 0 a 6 meses, com a possibilidade de ser estendido de acordo com as necessidades tanto do filho quanto da mãe.

Caso você esteja precisando fazer o pedido desse benefício, é importante entrar em contato diretamente com o setor de RH da companhia em que está trabalhando. Mas, se ainda assim a empresa não quiser a oferecer esse recurso garantido por lei, é possível que ela sofra uma punição e tenha que pagar uma multa.

Os servidores públicos também podem receber esse benefício?

O Auxílio-creche no Rio de Janeiro é um benefício que faz parte do Auxílio Educação do ano de 2022. Os servidores públicos desse estado devem comprovar que estão aptos a receber o benefício a partir da segunda-feira, dia 12 de dezembro de 2022. É importante deixar claro que caso não declarem, o valor vai poder ser suspenso.

O valor é pago todo mês na quantia de R$ 270,43 para quem é beneficiário do Previ-Rio e que tenham filhos. Além disso, tem direito a receber também a quantia o indivíduo que for responsável por menores de um até 6 meses e que estejam estudando em escolas particulares.

Fonte: JOÃO FINANCEIRA

Veja mais: