Auxílio Caminhoneiro: No próximo sábado (10), taxistas e caminhoneiros receberão a sexta e última parcela do benefício de até R$ 1.000, conforme informou o Ministério do Trabalho e Previdência Social. Mesmo que caia em um final de semana, a data de pagamento é confirmada.
O valor do auxílio irá direto para a conta poupança digital. O acesso ao dinheiro é por meio do aplicativo Caixa Tem. O ministério ainda não anunciou quantos deles serão beneficiados.
Portanto os beneficiários, no caso taxistas e caminhoneiros, não movimentarem o dinheiro em até 90 dias, o saldo repassado será devolvido ao governo federal.
Quem vai receber o Auxílio Caminhoneiro
Os profissionais autônomos inscritos no RNTR-C (Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários) terão acesso ao atendimento ao Caminhoneiro.
Vale lembrar que o cadastro deve estar ativo para que o benefício seja pago, e também será necessário ter CPF e CNH válidos.
Os profissionais cadastrados nos municípios até o último dia 28 de novembro terão direito ao serviço de Atendimento Táxi, portanto cabe aos municípios encaminhar informações ao governo federal para liberação dos pagamentos.
Os taxistas que tiverem interesse em saber se terão acesso ao benefício podem procurar a prefeitura para verificar se os dados foram repassados ao Ministério do Trabalho.
Benefício pode continuar em 2023?
A equipe de transição do governo Lula ainda não definiu a continuidade do benefício para o ano que vem. Então a projeção é que o benefício realmente termine neste mês.
O foco do governo não é manter auxílio taxista e auxílio caminhoneiro, mas sim abordar outros programas sociais, como a volta do Bolsa Família em 2023.
Veja mais: