Na última sexta-feira (12), o Diário Oficial da União publicou o novo decreto que regulamenta a liberação do crédito consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil. O empréstimo estará disponível a partir do início de setembro, disse o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento.
Até então, o empréstimo consignado era limitado apenas aos servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS e empregados dos setores privados. No entanto, após a aprovação da nova lei n. 14.431/22 do presidente Jair Bolsonaro (PL), a modalidade foi liberada para os beneficiários dos programas de transferência de renda.
Agora os bancos estão se preparando para oferecer aos segurados a opção de empréstimo. O prazo máximo de pagamento do empréstimo é de 24 parcelas, 2 anos.
17 bancos já estão aptos para oferecer o consignado do Auxílio Brasil
Segundo o Ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, já existem 17 instituições financeiras licenciadas pelo Ministério da Cidadania que estão aptas a conceder o empréstimo consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil.
Cerca de 20,2 milhões de famílias podem solicitar o empréstimo do Auxílio Brasil. No entanto, Bento disse que não há data definida para o início do lançamento. A data vai de cada banco.
Caixa promete taxas de juros menores
Rafael Morais, vice-presidente de finanças da Caixa, disse que o banco vai iniciar as operações com o crédito consignado Auxílio Brasil a partir de setembro. Em entrevista ao site Valor na última quinta-feira (18), Morais disse que como essas pessoas já são clientes do banco, consequentemente terão as menores taxas de juros do mercado, assim como outros produtos do banco.
[sibwp_form id=2]
Rafael disse ainda que essas taxas ainda estão sendo estudadas, ressaltando que a presidência não vai intervir na decisão. Ainda estamos aguardando a liquidação desses empréstimos, mas a previsão é setembro. Ainda não temos ideia de quais serão as taxas de juros, e todas as aprovações de novos produtos passam pela liderança do banco e por comitês, disse Morais.
Governo solicitou a Caixa mais dividendos
O governo federal pediu à Caixa que aumente o pagamento de dividendos aos acionistas. Como o governo é majoritário, boa parte desse dinheiro retornaria para os cofres da União. A presidente da Caixa, Daniella Marques, disse que o banco deve atender ao pedido, mas a decisão exige uma avaliação técnica dos conselheiros.
Morais ainda aguarda aprovação e divulgação dos resultados para fazer uma avaliação. Uma vez divulgados os resultados, os mesmos são analisados pelo Conselho de Administração.
No primeiro trimestre de 2022, a Caixa Seguridade (CXSE3), braço de seguros bancários, divulgou balanço com lucro líquido de R$ 557 milhões no período, um aumento de 29% em relação ao mesmo período de 2021. A distribuição dos dividendos deve acontecer no segundo semestre de 2022.
Continue lendo: