O calendário do Auxílio Brasil será fundamentalmente alterado a partir do mês de Agosto do ano que vem. De acordo com o Ministério da Cidadania, o Governo Federal confirmou a antecipação das datas de pagamento para a primeira quinzena do mês.
De acordo com o Governo Federal, a decisão de antecipar o parcelamento do Auxílio Brasil visa ajudar as pessoas. De acordo com a Secretaria de Cidadania, a maioria das contas que os usuários pagam chega no início do mês. Por isso, o ministério avalia que não faria sentido manter o benefício apenas na segunda quinzena.
No entanto, as informações dos bastidores vão na direção oposta. Os jornais afirmam que a decisão para antecipar os pagamentos do Auxílio Brasil sobre adiantamentos é de fato eleitoral. O Governo tenta se distanciar cada vez mais da sombra que o ex-presidente Lula (PT) deixou nos programas sociais nos últimos anos.
Nesse sentido, vale lembrar que até o momento os pagamentos do Auxílio Brasil seguiram um rito do antigo Bolsa Família. As transferências foram feitas sempre nos últimos 10 dias úteis de cada mês. Ao alterar as datas de lançamento, o Governo Federal se distanciaria das regras e normas de atuação passada que estão mais associadas ao petista
Independentemente da motivação para a mudança, o fato é que a antecipação começará no próximo mês de Agosto e durará pelo menos até o final deste ano. Em nota, o Ministério da Cidadania disse estar pronto para mudar a lógica de pagamento. A ideia é liberar o benefício em um intervalo inferior a 10 dias entre os meses de Julho e Agosto.
Calendário Auxílio Brasil para o mês de Julho
O Governo Federal começou oficialmente a pagar a 9ª rodada do seu Auxilio Brasil na segunda-feira (18). As transferências que estão ocorrendo agora ainda não são afetadas pelas mudanças promovidas pela PEC de Benefícios.
Assim, todos os usuários vão ter acesso aos R$ 400 que receberam nos últimos meses. A partir de Agosto, cada família pode receber R$ 600 até pelo menos o final deste ano.
- NIS com o final terminado em 1 – Recebe dia 18 de Julho;
- NIS com o final terminado em 2 – Recebe dia 19 de Julho;
- NIS com o final terminado em 3 – Recebe dia 20 de Julho;
- NIS com o final terminado em 4 – Recebe dia 21 de Julho;
- NIS com o final terminado em 5 – Recebe dia 22 de Julho;
- NIS com o final terminado em 6 – Recebe dia 25 de Julho;
- NIS com o final terminado em 7 – Recebe dia 26 de Julho;
- NIS com o final terminado em 8 – Recebe dia 27 de Julho;
- NIS com o final terminado em 9 – Recebe dia 28 de Julho;
- NIS com o final terminado em 0 – Recebe dia 30 de Julho.
O Governo Federal começou a pagar o Auxílio Brasil no final do mês de Novembro do ano passado. Até o momento, estima-se que mais de 6 milhões de usuários aderiram ao programa. O projeto já atingiu a marca de 18 milhões de beneficiários.
Recentemente, o governo federal começou a entregar os novos cartões do programa social. De acordo com o Ministério da Cidadania, mais de 6 milhões de cartões foram enviados para as pessoas que aderiram ao projeto desde o início deste ano.
Quem não tem o novo cartão pode continuar usando o antigo cartão do Bolsa Família. Para quem não possui nenhum dos cartões, é possível usar o aplicativo Caixa Tem para movimentar o dinheiro do benefício. No app é possível pagar contas, fazer transferências e até fazer algumas compras online.
Continue lendo: