Após o Ministério da Administração Pública (MP) solicitar a suspensão da contribuição enviada ao Auxílio Brasil na Caixa Econômica Federal, o Tribunal de Contas da União (TCU) indeferiu o pedido na última sexta-feira (4). De acordo com as informações prestadas pelo TCU, não foram constatadas neste serviço irregularidades que justificassem sua suspensão. A decisão foi publicada por Aroldo Cedraz e agora a Caixa Econômica está liberando o crédito novamente.
O pedido do MP é bem específico e afirma que a Caixa Econômica Federal utilizou medidas anti abuso na concessão do empréstimo concedido a Auxílio Brasil durante a campanha eleitoral. No entanto, após analisar o TCU e apresentar a documentação do banco público, Cedraz concluiu que a instituição seguiu todos os rituais necessários e, portanto, confirma a viabilidade do produto.
O ministro disse ainda que a Caixa seguiu todas as regras para este público, que costuma receber pelo crédito financeiro que costuma oferecer. E embora os apresentadores da MP tenham questionado a possibilidade de aumentar o endividamento familiar ao negociar o empréstimo, o TCU não considerou necessário suspender o serviço.
“Eles descartaram completamente uma suposta irregularidade em relação ao descumprimento de procedimentos operacionais ou análises de risco fundamental antes da decisão de oferecer empréstimo consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil”, disse Cedraz.
Veja como solicitar o consignado pelo Auxílio Brasil na Caixa
Em 1º de novembro, a Caixa emitiu ofício informando que o empréstimo concedido ao Auxílio Brasil está temporariamente suspenso. De 1º a 14 de novembro, não é possível solicitar empréstimo financeiro no banco devido à atualização do sistema que a Dataprev também possui.
A informação é que as solicitações de embarques enviadas pela Auxilio Brasil poderão ser feitas a partir do dia 14 de novembro a partir das 7h. Os interessados podem fazer o pedido nas agências da Caixa, casas lotéricas ou no aplicativo Caixa Tem da seguinte forma:
- Acesse o Caixa Tem e faça login;
- Selecione “Consignado do Auxílio Brasil”;
- Aperte em “Simular e contratar”;
- Preencha as informações necessárias;
- Aguarde o processamento do seu contrato;
- O valor será depositado na conta poupança.
Demorou em média cinco dias para liberar o crédito na conta bancária. O valor máximo de amortização é de R $160 por 24 meses, com taxa de juros de 3,45% ao mês, todas essas informações são fornecidas pelo banco antes da celebração do contrato.
Saiba mais:
- Auxílio Brasil: Saiba Como a Investigação pode Cortar o Benefício
- PIS/PASEP: Paga cotas de até R$ 3 mil para trabalhadores
- AUXÍLIO BRASIL 2023: veja as regras para ter direito
- Auxílio Brasil: Bolsonaro Visa Pagar R$ 1.312 Ainda em 2022
- 13º Salário: 1ª parcela deve ser paga até 30 de novembro
- INSS: Idosos vão receber o décimo quarto salário?
- 13º do Auxílio Brasil já possui um calendário de pagamentos?