O calendário do Auxílio Brasil para outubro promete boas notícias e já foi confirmado. A partir de 18 de outubro, 20,65 milhões de famílias receberão uma parcela de R $600 que poderá ser coberta por bônus.
[sibwp_form id=2]
No próximo mês, o Governo Federal investirá mais de R $12 bilhões para ajudar mais de 20 milhões de beneficiários. O número de brasileiros na folha de pagamento representa a inclusão de 450 mil novas pessoas no Auxílio Brasil.
PEC dos Benefícios
Outubro incluiu o terceiro cronograma de pagamento do Auxílio Brasil no valor de R $600. O valor foi determinado pela PEC de Benefícios, e prevê isenção de cinco meses, cujo prazo termina em dezembro de 2022.
Outra inovação é um bônus no valor de R $200, que pode ser concedido aos beneficiários que encontrarem trabalho como incentivo. O objetivo é pagar mais dinheiro no próximo ano civil a partir de outubro.
O bônus de R $200 do Auxílio Brasil para os trabalhadores, no entanto, é uma nova promessa que visa conquistar o apoio dos eleitores antes das eleições de 2022. Vale lembrar que a adição ao quadro de funcionários é uma promessa feita a partir de dezembro de 2021, mas não caiu.
Agora, o Ministério da Cidadania, que está a cargo do Auxílio Brasil, diz que o benefício deve começar a ser pago em 18 de outubro. Por outro lado, interlocutores do ministério acreditam que esse dinheiro pode ser liberado alguns dias antes, dependendo da situação política e da presença do segundo turno.
O serviço prevê pagamentos de bônus para até 30 mil pessoas. O número está bem abaixo dos 210.000 trabalhadores que são elegíveis para renda adicional.
Quem terá a chance de receber o Auxílio Brasil?
O cadastramento é autorizado pelo Governo Federal durante a extensão do Auxílio Brasil para famílias brasileiras vulneráveis que se enquadram em extrema pobreza e linha de pobreza, comprovando renda familiar mensal por pessoa entre R $105 a R $210.
Existem três possibilidades para recebimento do Auxílio Brasil:
Se já tinha o Bolsa Família: Auxílio Brasil será pago automaticamente;
Se está no CadÚnico, mas não recebia o Bolsa Família: vai para a lista de reserva;
Se não está no CadÚnico, é preciso buscar um Cras para registro, sem garantia de receber.
Deve-se lembrar que a família deve ser composta por uma destas partes:
- Crianças;
- Gestantes;
- Mães que ainda estão em processo de amamentação;
- Adolescentes;
- Jovens entre 0 a 21 anos incompletos.
Cadastro no Auxílio Brasil
Primeiramente, é importante ressaltar que não há como se inscrever diretamente no programa. A inclusão no Auxílio Brasil ocorre após o registro no Cadastro Único. O CadÚnico é um banco de dados que coleta informações de pessoas de baixa renda no Brasil e agora está disponível em formato digital por meio de um site ou aplicativo
Para ser incluído ou permanecer na folha de pagamento do Auxílio Brasil, é importante estar cadastrado no CadÚnico com dados atualizados e válidos. Trata-se de um tipo de banco de dados que coleta informações sobre brasileiros de baixa renda.
A família que deseja se cadastrar no CadÚnico deve ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou seja, R $606,00 ou três salários mínimos como renda familiar, R $3.636,00.
Caso a família do grupo atenda aos critérios solicitados, basta encaminhar ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo, localizado no município onde reside. Vale ressaltar que é comum ter mais de uma unidade espalhada pela cidade, para melhor aproveitamento de cada bairro.
Para se inscrever no CadÚnico é preciso:
- Ter uma pessoa responsável pela família para responder às perguntas do cadastro. Essa pessoa deve fazer parte da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos.
- Para o responsável pela família, de preferência uma mulher, é necessário o CPF ou Título de Eleitor.
- Exceção: no caso de responsável por famílias indígenas e quilombolas, pode ser apresentado qualquer um dos documentos abaixo. Não precisa ser o CPF ou o Título de Eleitor.
Além disso, é importante apresentar pelo menos um dos seguintes documentos para todos os membros da família:
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- CPF;
- Carteira de Identidade (RG);
- Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
- Carteira de Trabalho;
- Título de Eleitor;
- Comprovante de residência atual.
Calendário do Auxílio Brasil em Outubro
- 18 de outubro – NIS final 1;
- 19 de outubro – NIS final 2;
- 20 de outubro – NIS final 3;
- 21 de outubro – NIS final 4;
- 24 de outubro – NIS final 5;
- 25 de outubro – NIS final 6;
- 26 de outubro – NIS final 7;
- 27 de outubro – NIS final 8;
- 28 de outubro – NIS final 9;
- 31 de outubro – NIS final 0.
Veja mais:
- Auxílio Emergencial terá retroativos pagos ainda em agosto?
- Auxílio Emergencial: Consulta ao benefício ainda continua aberta pela Dataprev
- FGTS: Caixa libera novo calendário para saque de R$ 1.000
- Ganhe uma Renda Extra com a SHEIN
- CadÚnico: Governo publica novas regras para a exclusão das famílias; Confira