loader image
Pular para o conteúdo

Auxílio Brasil: Caixa Inicia o Serviço de Empréstimo Consignado

Auxílio Brasil: A Caixa Econômica Federal fez importantes anúncios sobre o lançamento de um empréstimo consignado no Auxílio Brasil. As expectativas para o lançamento desse produto pelo banco são altas, tendo em vista que se trata de uma instituição financeira responsável por repassar pagamentos a 21 milhões de famílias. A presidente Daniella Marques forneceu as últimas informações.

[sibwp_form id=2]

Segundo Daniella Marques, presidente da Caixa, o empréstimo do Auxílio Brasil terá início na primeira quinzena de outubro. A ideia é que o banco possa oferecer o produto antes mesmo do 2º turno da eleição presidencial do país em 2022. Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) voltam a se enfrentar no dia 30 de outubro.

A Medida Provisória (MP) que criou o empréstimo foi lançada em março deste ano, em agosto o presidente Jair Bolsonaro aprovou e editou a Lei da MP. Mais de um mês depois, em 27 de setembro, o Ministério da Cidadania publicou um decreto contendo as regras de como funcionam os empréstimos para esse grupo.

Agora, o novo desafio para os beneficiários é esperar que os bancos se adaptem a essas regras para que o produto seja finalmente disponibilizado aos interessados. De acordo com informações do ministro da Cidadania, Ronald Bento, há 60 instituições que estão em processo de triagem e vão oferecer empréstimo financeiro.

Como vai funcionar o Consignado do Auxílio Brasil:

Assim que estiverem disponíveis na Caixa, o banco emitirá um comunicado oficial disponibilizando o empréstimo consignado benefício para seu público-alvo. No entanto, a instituição está proibida de buscar clientes ativamente, o que significa que os interessados ​​devem se responsabilizar por entrar em contato com o banco para negociar um empréstimo.

De acordo com o decreto, o empréstimo funcionará dentro das seguintes regras:

  • Margem consignável: 40%, ou seja, máximo que pode ser comprometido do pagamento do auxílio para quitar o empréstimo;
  • Juros: máximo de 3,5% ao mês;
  • Prazo de pagamento: em até 24 parcelas, ou seja, dois anos.

Empréstimo do Auxílio na Caixa:

Daniella Marques informou que o empréstimo concedido ao Auxílio Brasil na Caixa Econômica será diferente. A taxa de juros que foi recentemente prometida pelo Presidente será inferior ao teto de 3,5% ao mês. Não foi informado como o pedido será submetido, espera-se que o aplicativo Caixa Tem seja utilizado.

O valor a ser liberado ainda não foi informado, mas deve depender da disposição do cliente e do próprio banco. O valor deve ser capaz de comprometer até R$ 160 por mês a partir do pagamento de R$ 400 do Auxílio Brasil para quitar o empréstimo financeiro.

Veja Mais: