loader image
Pular para o conteúdo

Auxílio Brasil: Antecipação Interfere no Empréstimo Consignado?

O presidente Jair Bolsonaro (PL) autorizou um investimento no programa social Auxílio Brasil na luta pela reeleição. Assim como em agosto, haverá mudança no cronograma em outubro deste ano, e as datas para o repasse dos benefícios começam mais cedo. Como o pagamento do empréstimo consignado desta classe será descontado do contracheque, haverá interferência?

[sibwp_form id=0]

O atual governo que criou o Auxílio Brasil está autorizando uma série de mudanças e intervenções nas atuais regras do programa, com o objetivo de aumentar a popularidade do auxílio. Ainda neste mês, foi aprovado um empréstimo consignado, a inclusão de mais 500 mil famílias e a expectativa de um cronograma de pagamento de R $600.

O pagamento normalmente é feito nos últimos dez dias úteis do mês, mas em outubro deve começar no dia 11. O empréstimo consignado é um crédito financeiro com desconto direto no boleto do benefício, que pode comprometer até 40% do que é recebido no programa.

É por isso que os beneficiários que pretendem contrair um empréstimo preocupam-se com o início do desconto na fonte, atendendo ao calendário previsto. Porque o que pode começar a ficar mais barato no final do mês deve acontecer a partir da primeira quinzena de outubro.

Como será o pagamento do consignado do Auxílio Brasil?

Devido à margem transferível, o valor do empréstimo não pode comprometer mais de 40% do que é pago no Auxílio Brasil. Isso significa o seguinte:

  • Valor das parcelas: R$ 160,00 por mês considerando o benefício de R$ 400 fixados por mês;
  • Prazo de pagamento: em até 24 meses, ou seja, dois anos;
  • Valor restante do auxílio: R $240,00.

A taxa a ser cobrada nesta operação deve ser de até 3,5% ao mês. É impossível saber o valor que será liberado no empréstimo, mas segundo algumas análises financeiras deve chegar a R $2.560.

Quando começa o desconto do pagamento

O cliente pode ficar tranquilo, o empréstimo consignado Auxílio Brasil ainda não começou a pagar porque está aguardando o ajuste dos bancos, não haverá descontos para a parcela de outubro. Os reembolsos começarão a partir de novembro e o calendário de oportunidades deve ser levado em consideração se as expectativas surgirem novamente.

Mas atenção, todas as informações relacionadas ao pagamento devem ser repassadas ao cliente. Isso significa que antes de assinar um contrato por dinheiro, o cidadão deve saber exatamente em que valor e quando começará o pagamento do crédito financeiro.

veja mais: