As exigências para se ter a Aposentadoria para Deficientes, são semelhantes à idade de aposentadoria tradicional e período de contribuição.
A pensão por invalidez é um dos direitos garantidos aos beneficiários do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) com diferentes tipos de deficiência, que podem ser física, mental, intelectual ou sensorial.
Os requisitos para pleitear esse tipo de benefício são semelhantes aos da idade de aposentadoria tradicional e do período contributivo. Porque o segurado pode optar por solicitar a aposentadoria de uma pessoa com deficiência por idade ou por período contributivo. A diferença está nos prazos que devem ser cumpridos.
Qual a idade para que beneficiários possam pedir a aposentadoria para deficientes
Para os beneficiários deficientes que solicitam a aposentadoria para deficientes até certa idade para aquele público, a regra é que tenham 60 anos quando for do sexo masculino, e 55 anos no caso de mulher, diz Adriane Bramante, presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário).
Além disso, você deve ter pago a Previdência Social por 15 anos, o que dá um mínimo de 180 pagamentos. A diferença é que nesse período contributivo deve ser comprovada a existência da deficiência, explica Adriane.
Com a aposentadoria tradicional, a idade mínima aumenta para 65 anos para homens e 61 anos e seis meses para mulheres que irão se aposentar em 2022 e já estavam no mercado de trabalho quando a Emenda Constitucional 103 entrou em vigor em novembro de 2019.
Em 2023, a idade mínima para todos será aumentada para 62 anos. Em ambos os casos, você deve apresentar comprovação de 180 meses de contribuições.
Você pode provar que não pode trabalhar enquanto estiver empregado mediante apresentação de documentos como carteira de trabalho ou contrato de trabalho e cartas médicas, exames ou prescrições.
Aposentadoria para deficientes: Período mínimo de contribuição
Quando a pessoa com deficiência se aposenta após o período contributivo, o grau de invalidez influencia o período mínimo de contribuição exigido pelo INSS. Ver Regras:
- 25 anos de contribuição para homens e 20 anos de contribuição para mulheres
- 29 anos de contribuição para homens e 24 anos de contribuição para mulheres;
- 33 anos de contribuição para homens e 28 anos de contribuição para mulheres.
De acordo com o advogado Roberto de Carvalho Santos, presidente do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários), o assessor médico do INSS e uma assistente social responsável pela avaliação do grau de invalidez do segurado são responsáveis pela concessão do benefício.
Para a Aposentadoria para deficientes, será realizada no pedido de aposentadoria. Durante o exame, é realizada uma avaliação médica e social para determinar se a deficiência é grave, leve ou moderada.
Nesse processo, cada especialista faz 41 perguntas e é atribuída uma pontuação para cada resposta. Ao final, esse número de pontos é somado e inserido em uma tabela. Dependendo da pontuação, o grau de deficiência é definido, podendo assim poder obter a aposentadoria para deficientes.
Como fazer o pedido da Aposentadoria para Deficientes
A solicitação da aposentadoria para deficientes é feita através do aplicativo ou site Meu INSS.
Neste caso existe nenhuma senha necessária. Basta clicar em Novo pedido na página inicial. Também é possível solicitar o benefício por meio da central telefônica 135, que funciona de segunda a sábado das 7h às 22h.
Para quem possui a senha de acesso:
- Acesse o Meu INSS e depois clique em “Entrar com gov.br”
- Informe o CPF e depois vá em “Continuar”; digite a senha e clique em “Entrar”
- Vá em “Aposentadorias e CTC e Pecúlio”
As primeiras opções são para a aposentadoria da pessoa com deficiência, clique no selecionado e insira os dados solicitados pelo sistema
Ao final, anote o número que aparece na tela de solicitação e, se necessário, possível, imprimir página.
Veja Também: