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Aposentadoria: Saiba como fazer a revisão através do INSS

Confira 10 dicas para verificar sua aposentadoria pelo INSS. O prazo para apresentação do pedido de revisão ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa um mês após o pagamento do primeiro benefício e termina dez anos após a sua concessão.

No entanto, é melhor solicitar uma correção de renda o mais rápido possível, pois o segurado gastará menos tempo recebendo um benefício por engano. A análise do pedido ainda deve ser aguardada, o que pode levar meses ou anos.

Quem solicitar a revisão e comprovar o erro tem direito a diferenças retroativas de até cinco anos antes da apresentação do pedido. Caso aceite a solicitação do segurado e reconheça os erros, o INSS pagará os valores em atraso diretamente na conta do benefício.

A solicitação de revisão do INSS é feita por telefone, através da central 135 ou pela Internet (na página Meu site ou aplicativo do INSS).

Para quem faz a solicitação online, pode enviar os documentos pelo celular ou computador. Em muitos casos, basta tirar uma foto.

Segundo os advogados da Previdência Social, o segurado que suspeitar que está recebendo o valor abaixo do que deveria, precisa vasculhar o edital de concessão e a memória de cálculo da pensão.

Também é necessário solicitar o processo administrativo de concessão para saber o que o servidor que analisou a solicitação levou em consideração

Pode ser que um período de trabalho em determinada atividade tenha sido omitido com prejuízo à saúde.

Segundo o advogado Roberto de Carvalho Santos, do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários), o aposentado deve saber exatamente quais são os erros e o deve realizar a ordem certa, caso contrário há o risco de ter a verificação negada.

O especialista ressalta que não é necessário ter advogado para solicitar revisão diretamente ao INSS, mas é recomendável, dependendo do caso, já ter um advogado para orientar o cidadão a realizar o pedido de forma mais clara e ser mais preciso e cumprir os prazos.

Um advogado também pode ser importante na determinação do valor. Este passo é importante para saber se realmente vale a pena pedir a correção.

Quais são as exigências?

Feito o pedido de verificação, o segurado deve fazer o acompanhamento do seu pedido, pois o INSS pode abrir para o que se chama de “cumprimento de exigência”. Nesta etapa, o aposentado ou aposentado deve apresentar documentos que comprovem o direito.

Em geral, ao apresentar o pedido de revisão, o cidadão já deve enviar em conjunto os documentos que comprovem o erro do INSS, como cópias de carteiras de trabalho antigas, holerites, PPP (Perfil Profissiográfico da Previdência Social) ou outros que comprovem o pedido. 

Os documentos podem ser fotografados e enviados pelo aplicativo Meu INSS ou site no celular ou computador. Mas se quiser, pode levar cópias dos documentos às agências.

Há urnas disponíveis para depósito dos envelopes. Nesse caso, você deve combinar uma data e hora para deixar os documentos no local.

Confira 10 passos para verificar a aposentadoria pelo INSS:

1 – Penteie a carta de concessão

  • O documento está disponível no site ou no aplicativo Meu INSS;
  • Neste documento, contém dados previdenciários, como o cálculo realizado e o período de contribuição considerado ;
  • Analisando a carta, já é possível determinar se um ponto foi omitido.

2- Analisando a memória de cálculos

  • É preciso ter cuidado com essa análise porque se trata da memória de cálculos que acompanha a carta de concessão, esta é a conta que será criada pelo INSS;
  • Para aqueles que se aposentaram antes da reforma da Previdência, que entrou em vigor em 13 de Novembro de 2019, o mais importante é verificar se os 20% mais baixos dos salários foram eliminados;
  • Se foram contabilizados, isso reduz a renda;
  • Aqueles se aposentaram após a reforma devem ficar de olho na regra de  transição em que foram aposentados.

3 – Solicite o processo administrativo e estude

  • O procedimento administrativo pode ser solicitado no Meu INSS e também pelo telefone 135;
  • Mas antes de fazer o pedido e ir até a agência fazer a retirada, O segurado deve verificar de forma online se ela já está disponível no sistema.

O que fazer?

  • Acesse meu.inss.gov.br e digite CPF e senha;
  • Acesse a opção Agendamentos/Requisitos; Na tela Meus Requisitos, clique no ícone da lupa para obter mais informações;
  • Depois clique no botão Download;
  • Dessa forma o arquivo fica disponível imediatamente sem que você solicite uma cópia, caso já esteja digitalizado.

O que observar

  • Veja quais informações foram levadas em consideração pelo servidor na hora de conceder sua aposentadoria.

4 – Faça a solicitação correta

  • Depois de ter entendido o erro em sua renda, você deve enviar a solicitação ao instituto com o máximo de detalhes possível;
  • O segurado deve indicar o erro cometido se algum tempo de contribuição foi deixado para trás, se menores salários não foram tributados ou se houve confusão no tipo de regime transitório a que têm direito;
  • No Meu INSS, o próprio sistema questiona o que o segurado deseja corrigir.

Detalhe o pedido

  • Quem quiser pode escrever uma carta com a data e assinatura, detalhar o pedido, tirar uma foto do da carta e enviar através do Meu INSS.

5 – Tenha os documentos em mãos

Antes de fazer a solicitação você deve ter os documentos que comprovem o direito.

Veja alguns documentos que podem ser apresentados como comprovante:

  • Cartão de trabalho antigo;
  • Contracheque que pode comprovar valores de horas extras;
  • Cópia da folha de ponto e do registro do funcionário;
  • Extrato do FGTS para comprovação do vínculo empregatício;
  • Cópia do processo de trabalho assinado por funcionário do fórum;

6 – Cumprir pontualmente os requisitos do INSS

  • Se na análise do procedimento de verificação for solicitado ao cidadão o cumprimento de um requisito, ou seja, a apresentação de documentos adicionais, deve correr.
  •  Existe um prazo para apresentar o que é exigido, e mesmo que não tenha o documento em mãos, o segurado deverá, no mínimo, enviar uma carta informando que os documentos serão fornecidos.
  • A solicitação pode ser atendida diretamente no Meu INSS ou através do drive-thru, em onde os documentos são entregues em envelope, em urnas nas agências do INSS.

7 – Enviar Mandado de Segurança, se necessário

  • Se o INSS demorar muito para responder, o segurado tem o direito de entrar na justiça e pedir revisão.
  • Mas de uma forma mais eficaz, de realizar a correção da renda no próprio instituto, e recorrer ao judiciário e pedir um Mandado de Segurança.
  • Esta é uma ordem dada pelo juiz ao servidor ou chefe desse departamento para revisar rapidamente o processo do aposentado.

É necessário um Advogado de Defesa

  • Para requerer um mandado, o processo é aberto no tribunal previdenciário comum e é necessário um advogado para isso.

Vantagens

  • A principal vantagem é que você pode receber tudo sem precisar abrir um novo caso, com novos documentos no mesmo caso.

8 – Certifique-se de que a revisão seja realmente publicada antes de ir a tribunal

  • O STF (Supremo Tribunal Federal de Justiça) já decidiu que qualquer revisão deve ser solicitada ao INSS antes de iniciar qualquer processo judicial.
  • No entanto, é necessário saber o que o instituto reconhece no correio para fazer o pedido ; caso contrário, há o poder de apelar diretamente ao judiciário.

Principais revisões administrativas

  • Erros de cálculo
  • Se você não contar um tempo de trabalho ou se contar um salário com valor inferior, sem horas extras, por exemplo, o INSS calcula a aposentadoria ou pensão em valor reduzido.
  • Os Pensionistas podem, por exemplo, requerer junto da Justiça do Trabalho a revisão da inclusão destes tempos após vistoria dos processos ou reconhecimento de horas extras.

Tempo especial

  • Aquele que trabalhou em ocupações insalubres até 13/11/2019, data de entrada em vigor da reforma previdenciária, tem direito a contar o tempo como tempo especial;
  • Neste caso, há bonificação por tempo de contribuição, aumento do período mínimo de aposentadoria em 20% (mulheres) ou 40% (homens);
  • É obrigatória a apresentação do PPP (Perfil Previdenciário);

Trabalho infantil

  • Desde 2019, o INSS reconhece o direito do cidadão de denunciar o trabalho infantil mediante comprovação
  • O direito já foi reconhecido pelo judiciário

9 – Apresentar os cálculos

  • Contabilizar o valor do novo benefício com as atualizações necessárias, como correção da média salarial e reajustes inflacionários não é fácil.
  • Mas quem consegue apresentar os cálculos para o INSS já tem uma boa forma de correção de renda.
  • Neste caso é possível contratar um contador para fazer o cálculo.

10 – Procurar a ajuda de um advogado, até mesmo para solicitar uma revisão administrativa

  • Quem pode pagar deve contratar um advogado antes de solicitar uma revisão, seja nos correios ou na justiça;
  • O Motivo é que o profissional possa analisar se ocorreu ou não um erro e o que deve ser solicitado;
  • Além disso, ele também pode fazer os cálculos.

Atendimento mais rápido

  • Outra vantagem é que os advogados são atendidos em sistemas separados no INSS;
  • Isso acontece desde 2018, quando foi firmado convênio com o Instituto e a OAB, porém, de acordo com a legislação, deveria ser assim desde os anos 90.

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