loader image
Pular para o conteúdo

PIS/PASEP: Veja quando recebe quem trabalhou no ano de 2021

Os empregados com carteira assinada têm direito ao Abono Salarial PIS/Pasep. Normalmente, o benefício é concedido aos cidadãos legais todos os anos após o cálculo dos dados do ano anterior.

Por exemplo, quem trabalhou pelo menos 30 dias no regime CLT em 2019 recebeu os valores no ano seguinte de 2020. No entanto, o abono salarial não foi liberado no ano passado. 

Devido a esta suspensão, houve um atraso em todo o sistema de benefícios. O abono salarial para 2020, que deveria ter sido repassado no ano passado, só foi pago este ano.

Diante das incertezas, muitos trabalhadores acreditavam que o benefício equivalente a 2021 seria pago este ano, mas até o momento não há previsões de pagamento.

Quando os trabalhadores que trabalharam em 2021 vão receber o abono?

Primeiramente, é importante ressaltar que pelo menos três fatores impossibilitam a concessão do complemento salarial do ano-base 2021 neste ano. Veja quais são: 

  • Falta de verba no orçamento da União; 
  • Falta de anúncios do governo sobre a possibilidade de conceder outra rodada de ajuda este ano; 
  • Alteração do cronograma de pagamento do benefício que estabelece que todos os empregados devem receber o benefício no mesmo ano.

Assim, quem trabalhou no ano passado com carteira assinada não receberá o abono salarial até 2023. O valor dos pagamentos deverá ser de R$ 20 bilhões, destinados a cerca de 23 milhões de pessoas. 

Mas até o momento não há informações sobre as regras estabelecidas para a recepção. No entanto, é muito provável que eles permaneçam os mesmos.

Quais os requisitos para receber o PIS/PASEP?

Para receber o complemento salarial do ano-base 2021, o empregado deve atender aos seguintes requisitos: 

  • Estar inscrito no programa PIS/Pasep há pelo menos cinco anos em 2021; 
  • Média de até dois salários mínimos mensais em 2021; 
  • ter realizado trabalho remunerado para pessoa coletiva em pelo menos 30 dias consecutivos ou não consecutivos no ano base considerado para o cálculo; 
  • Além disso, a empresa deve ter enviado corretamente os dados do empregado na RAIS (Relatório Anual de Informações Sociais).

Como saber se vou receber o valor do PIS/PASEP?

Caso os métodos de consulta não sejam alterados até o próximo ano, o colaborador poderá obter informações das seguintes formas: 

  • No aplicativo Cartão de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS; 
  • Na central do Alô Trabalho, número 158.

Além desses métodos, os funcionários podem acessar informações nos canais de atendimento do banco onde recebem o benefício, sendo a Caixa Econômica Federal responsável pelo PIS e o Banco do Brasil administrador do Pasep. Confira: 

Para PIS (Trabalhadores de Empresas Privadas) 

  • No aplicativo Caixa Trabalhador; 
  • No site da Caixa Econômica; 
  • Através do telefone de atendimento da Caixa Econômica: 0800 726 0207.

Para Pasep (Servidores Públicos)

  • Ligando para a central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (grandes cidades e regiões metropolitanas); 
  • 0800 729 0001 (outras cidades); 
  • 0800 729 0088 (deficientes auditivos).

Continue lendo: