loader image
Pular para o conteúdo

INSS: Abono extra de R$2.424 pode ser liberado em breve

Projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados, liberado para pensionistas do INSS, um adicional de abono de grande valor! Dê uma olhada:

Em março do mesmo ano de 2022, o governo federal anunciou que o 13º salário era destinado aos beneficiários do INSS. Assim, assim como em 2020 e 2021, os beneficiários permaneceram no final do ano sem receber o pagamento do adicional anual.

[sibwp_form id=2]

Dessa forma, muitos beneficiários do INSS aguardam a aprovação do PL 4367/2020, no qual o INSS poderá pagar o subsídio em dobro no final deste ano de 2022. Dessa forma, popularmente conhecida como 14º salário, visa ajudar milhões dos beneficiários quitam suas dívidas e começam 2023 sem contas a pagar.

Saiba agora como funciona o 14º salário e quando pode ser liberado:

Como funciona o 14º salário aos beneficiários do INSS?

De acordo com o PL 4367/2020, já aprovado por duas comissões da Câmara dos Deputados, já temos algumas definições de como deve funcionar o pagamento desse adicional de pensão aos beneficiários do INSS. Com a aprovação ocorrida na Comissão de Finanças e Tributação (CFT), foram definidos alguns pontos de pagamento.

Valor pago aos aposentados por este adicional: 

Conforme aprovado pelo CFT, cada beneficiário receberá de um a dois salários mínimos a partir do 14º salário, com base no quanto recebe mensalmente de sua folha de pagamento do INSS . Assim, o limite inferior desse adicional do INSS é de um salário mínimo e o limite superior é de dois salários mínimos.

Quem tem direito ao pagamento do 14º salário? 

Além dos pensionistas do INSS, temos outros grupos com direito ao pagamento desse adicional. Confira agora quem tem direito ao pagamento do 14º salário de acordo com o projeto:

  • Aposentados;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-reclusão;
  • Pensionistas.

Este abono extra será pago todos os anos?

De acordo com o PL 4367/2020, o 14º salário só seria pago por dois anos consecutivos e não é o mesmo que o 13º salário que é pago anualmente. Portanto, o pagamento desse adicional de auxílio aos beneficiários do INSS deve ser pago neste ano de 2022 e em 2023 caso eu tenha sido aprovado este ano.

O PL 4367/2020 que permite o pagamento do subsídio será aprovado este ano? 

No momento o PL 4367/2020 está sendo avaliado pela 3ª Comissão da Câmara dos Deputados, na qual no ano passado o 14º salário foi aprovado por duas comissões. A Câmara, portanto, ainda precisa da aprovação de um total de três comissões.

Segundo esta Câmara, o Senado Federal e a Presidência da República também devem avaliar esse projeto. Portanto, todos esses procedimentos devem ser concluídos para que esse abono adicional seja liberado aos beneficiários do INSS. Para este ano de 2022 é difícil aprovar este projeto para todas estas fases, pelo que é mais provável que não seja lançado antes de 2023.

Veja as novidades da Internet: