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YouTube começa a testar mecanismo para impedir bloqueadores de anúncio

O YouTube está testando uma nova forma de impedir o uso de bloqueadores de anúncios durante a visualização dos vídeos na plataforma. Segundo relatos do 9toGoogle na quarta-feira, dia 10, o mecanismo foi detectado nos últimos dias por alguns usuários do serviço.

Relatos do bloqueio de ferramentas que impedem a exibição de anúncios nos vídeos são conhecidas, começaram a aparecer no Reddit no início da semana. Internautas relataram que a reprodução dos vídeos era interrompida caso eles tivessem com algum bloqueador de anúncios ativos no navegador.

Pop-up alertando o uso de bloqueadores de anúncio no YouTube

Além disso, o YouTube também exibia uma mensagem em forma de pop-up alertando que “o uso de bloqueadores de anúncio não são permitidos”. A mensagem continua informando que a reprodução do vídeo só seria retomada após a remoção da ferramenta permitindo a exibição de propagandas enquanto assistsse aos vídeos.

Alerta exibido pelo YouTube para alguns usuários que tinham bloqueador de anúncios ativado.
Alerta exibido pelo YouTube para alguns usuários que tinham bloqueador de anúncios ativado. (Imagem/Reprodução:Reddit)

O alerta exibido pelo YouTube também sugere ao usuário que faça uma assinatura da versão Premium do serviço para acessar aos conteúdos disponíveis na plataforma livre da exibição de anúncios. O Youtube Premium custa R$ 20,90 por mês no plano individual, R$ 34,90 no plano familiar e R$ 12,50 na versão para estudantes, oferecendo outros benefícios, incluindo o YouTube Music ilimitado.

“Experiência”

Tema polêmico, o bloqueio de bloqueadores de anúncios no YouTube não era noticiado há algum tempo. E aparentemente, por enquanto, o teste não deve ser ampliado para todos os usuários do serviço, como foi dito por um funcionário da plataforma de vídeos aos moderadores do subrredit r/YouTube.

Segundo o funcionário, que não deu mais informações, trata-se de uma experiência. Mas na mensagem pop-up exibida, a plataforma se defende, afirmando que “os anúncios permitem que o YouTube continue gratuito para bilhões de usuários no mundo todo”, reforçando a necessidade de exibir propagandas na versão gratuita da plataforma.

Uma das principais fontes de renda do serviço, as propagandas também permitem que os criadores de conteúdo da plataforma monetizem as suas publicações. Apesar disso, a nova forma de impedir o uso de bloqueadores na plataforma gerou diversas críticas entre os usuários.

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