Os truques à disposição dos “maus” motoristas, feitos com a finalidade de driblar os radares de fiscalização de trânsito no Brasil, e assim escapar de multas, estão ficando cada vez mais criativos. Logo após a “placa delete”, um novo produto vendido livremente na internet está chamando a atenção dos motoristas: o “gel antirradar”.
Semelhante aos vários tipos de dispositivos eletrônicos, bastante anunciados no e-commerce prometendo alertar os motoristas sobre radares instalados nas vias, o principal objetivo do gel antirradar é burlar a lei e, assim, permitir que o motorista que cometeu a infração saia impune.
Importante lembrar que ao dirigir seu carro, moto ou qualquer outro veículo acima do limite de velocidade permitido na via é sujeito a multa, perda de pontos na Carteira de Motorista e, dependendo da porcentagem que for flagrado pelo radar, até mesmo a cassação do direito de dirigir, de acordo com o Artigo 218 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Mas afinal, o que é esse tal de “gel antirradar?, como isso funciona? Veja mais abaixo.
O que é o gel antirradar?
O gel antirradar é a mais nova variante do spary e adesivo antirradar, sistemas criados com o intuito de burlar a lei e facilitar a vida daqueles que gostam de acelerar um pouco (ou até mais) do que a regulamentação das vias permite.
De acordo com os anúncios do produto, o gel antirradar “é realmente eficaz”, pois é composto por uma fórmula exclusiva e patenteada, é 100% eficaz, não inflamável e pode ser utilizado em até 3 ou 4 placas de veículos de tamanho grande.
Porém, não existe qualquer foto da embalagem ou do produto em si. Apenas o preço de R$ 149 e a promessa do uso “legalizado”. Mas na verdade, é um pouco diferente. Veja mais abaixo.
Como funciona o gel antirradar?
Segundo o anúncio, o gel antirradar é feito com um material que promete a inibição de leitura das placas do carro ao neutralizar os flashes ou infravermelhos dos dispositivos de fiscalização de trânsito.
Segundo a sua propagando, é dito: “Sua placa será visível a olho nu, mas na presença de qualquer sinal de flash ou infravermelho, ela ficará ilegível, com uma forte luz brilhante altamente refletiva”.
A seção dedicada às perguntas e respostas afirma que ele é eficaz tanto para os radares que emitem flashes de luz (deixando de ser utilizados) quanto para os radares infravermelhos.
Uso do produto é ilegal?
Ficou interessado em buscar pelo gel antirradar na internet, mas não que infringir a lei? Então é melhor interromper sua busca. Apesar do seu uso ser “legalizado” pelo fato de existirem “vários radares sem a avaliação do Inmetro e sem número de série”, o uso desse produto é uma infração de trânsito.
O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) institui de forma clara no Artigo 230, inciso III, que “conduzir veículos com dispositivos antirradar é considerado infração gravíssima, sujeito a multa, perda de 7 pontos na Carteira de Habilitação, apreensão do veículo e o recolhimento do CRLV”.
Portanto, caso você possua o gel ou qualquer outro dispositivo que ajude a alertar sobre radares nas pistas, é melhor dispensar-lós, pois a punição pode ser bem mais pesada do que uma multa por rodízio ou excesso de velocidade.
Veja mais no Benefício Já: