loader image
Pular para o conteúdo

INSS: Consignado pode ganhar nova margem

Nas últimas semanas, o governo federal teve que se dedicar ao restabelecimento do empréstimo consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Tudo porque os bancos se recusaram a oferecer o produto porque a taxa de juros havia caído de 2,14% para 1,70% ao mês. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a margem exigível agora também está sendo discutida.

Segundo Fernando Haddad, o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) deve solicitar um estudo para discutir se a margem do empréstimo consignado do INSS e de outros órgãos públicos é rentável em 45% ao mês. Com esse empréstimo, o valor da prestação do empréstimo é descontado diretamente do salário do trabalhador. O mesmo sistema se aplica a aposentados e pensionistas.

 Volta a ser discutida o comprometimento da renda com o consignado. Ele subiu de 30% para 45% e o presidente [Lula] pediu um estudo para saber se esse patamar era adequado à situação das famílias hoje ou se esse comprometimento era excessivo, disse o secretário da Fazenda.

Em agosto passado, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e sua equipe aprovaram o aumento da margem salarial do INSS para 45%. Em novembro do mesmo ano, os servidores públicos também receberam uma nova margem consignável, também limitada a 45% de seus salários.

Como funciona o consignado do INSS

Com o Empréstimo Consignado, os aposentados e pensionistas do INSS tomam dinheiro emprestado de um banco credenciado, o valor desse empréstimo é pago em parcelas que são descontadas do seu salário. A margem aplicável atualmente de 45% representa o valor que pode ser comprometido da compensação do cidadão para cobrir o salário.

Isso significa que, por exemplo, quem recebe R$ 1.302 por mês na aposentadoria pode solicitar um empréstimo do INSS com parcelas de, no máximo, R$ 585,90. Como é garantido que as parcelas serão pagas em dia, os bancos concedem empréstimos mais baratos do que outras opções do mercado.

Uma nova taxa de juros foi aprovada para esse tipo de empréstimo nesta terça-feira (28). Mudança de 1,70% ao mês para 1,97%. O aumento atende a um pedido dos bancos, que haviam suspendido a folha de pagamento desse público, e tenta atender aos pedidos dos aposentados.

veja o que é novidade na internet: