O governo Lula anunciou que o programa Vale-Gás não terminaria e que novos pagamentos seriam feitos em fevereiro, junto com as parcelas do Auxílio Brasil.
Inicialmente vinculado ao Auxílio Brasil, o benefício de cerca de R$ 110 agora será hospedado na nova versão do Bolsa Família. No entanto, para acessar os valores, é necessário seguir as regras do programa e, se necessário, atualizar o cadastro.
A partir do dia 13, terá um novo valor de 100% da média nacional para um botijão de gás de cozinha de 13kg, medido pela ANP. Anteriormente, o valor previsto era de apenas 50% da média.
Quem vai receber o novo vale-gás?
A expectativa é que o Ministério do Desenvolvimento Social mantenha as mesmas regras de acesso ao benefício, mesmo para os inscritos no cadastro único. Tanto o BPC (Benefício de Prestação Continuada) quanto os novos beneficiários do Bolsa Família terão acesso ao benefício.
No entanto, o acesso a qualquer um destes programas não significa receber o vale gás. Em dezembro, enquanto 21,6 milhões de famílias recebiam Auxílio Brasil, apenas 5,6 milhões tinham acesso ao auxílio gás.
Para ser elegível, você deve atender aos seguintes requisitos:
- Estar inscrito no cadastro único com renda familiar per capita menor ou igual a meio salário mínimo;
- Obter programas de transferência de renda de qualquer esfera de governo;
- O benefício será pago ao responsável pela família, preferencialmente mulher
O pagamento será feito de acordo com a disponibilidade orçamentária.
Calendário do Vale-Gás de fevereiro
O cronograma de amortização do novo vale-gás seguirá o padrão do programa de transferência de renda, com liberação dos pagamentos nos últimos dez dias úteis do mês. Isso será feito com base no número de identificação social (NIS) dos beneficiários.
NIS Final Data
1 13 de fevereiro
2 14 de fevereiro
3 15 de fevereiro
4 16 de fevereiro
5 17 de fevereiro
6 22 de fevereiro
7 23 de fevereiro
8 24 de fevereiro
9 27 de fevereiro
0 28 de fevereiro
VEJA MAIS: