loader image
Pular para o conteúdo

Vale-gás: Já tem data para retorno. Veja calendário

Após um hiato de um mês sem liberação, o vale-gás deve ser restabelecido em fevereiro. Segundo informações oficiais, a intenção é fazer saques entre os dias 13 e 28 deste mês segundo a lógica de depósitos nos últimos dez dias úteis.

Em fevereiro, os pagamentos do vale-gás nacional devem ocorrer nas mesmas datas do Bolsa Família. Em ambos os casos, o cidadão deve ficar atento ao final do Número de Identificação Social (NIS) para saber quando poderá receber o saldo na conta poupança social digital.

Abaixo você pode ver o calendário detalhado do Vale-Gás Nacional para este mês de fevereiro.

  • Cartão com  final 1: 13 de fevereiro (segunda-feira);
  • Cartão com  final 2: 14 de fevereiro (terça-feira);
  • Cartão com  final 3: 15 de fevereiro (quarta-feira);
  • Cartão com  final 4: 16 de fevereiro (quinta-feira);
  • Cartão com  final 5: 17 de fevereiro (sexta-feira);
  • Cartão com  final 6: 22 de fevereiro (quarta-feira);
  • Cartão com  final 7: 23 de fevereiro (quinta-feira);
  • Cartão com  final 8: 24 de fevereiro (sexta-feira);
  • Cartão com  final 9: 27 de fevereiro (segunda-feira);
  • Cartão com  final 0: 28 de fevereiro (terça-feira).

Embora ainda não tenha divulgado oficialmente o valor dos pagamentos do Vale Gás Nacional do mês de fevereiro, o Governo Federal já anunciou que o processo de liberação de saldo corresponderá a 100% do preço médio nacional de 13kg de gás. 

Quem define esse patamar é a Agência Nacional do Petróleo (ANP). A tendência é que publiquem o número nos próximos dias. Independentemente do valor, será pago a todos os usuários que fizerem parte do programa, independentemente do número de membros que morem na mesma casa.

Movimentação do vale-gás nacional

Conforme mencionado, os pagamentos do Vale Gás Nacional são sempre depositados no sistema da Conta Digital da Poupança Social. Para fazer a transferência, basta usar o app Caixa Tem, que está disponível para download.

Por meio do aplicativo, é possível pagar contas, transferir saldo para outros bancos e até gerar um código para saques em casas lotéricas. O código também pode ser utilizado nos caixas eletrônicos e nos correspondentes Caixa Aqui.

O cidadão também pode usar o cartão Auxílio Brasil para transferir dinheiro do vale-gás nacional. Como os saldos de ambos os programas são depositados na mesma conta, o processo de transação é essencialmente o mesmo.

Frequência dos pagamentos

O Vale-gás nacional é um programa social com duração de dois meses. Portanto, pode-se dizer que os saldos são liberados a cada dois meses. O último depósito foi feito em dezembro do ano passado, o próximo deve ser feito em fevereiro.

Para este ano de 2023, estão ainda confirmadas as transferências do vale-gás nacional para os meses de abril, junho, agosto, outubro e dezembro. Não é necessário se registrar diretamente para participar do programa. A seleção ocorre automaticamente com base nas informações contidas no CadÚnico.

Há uma ala dentro do governo federal que defende a fusão do vale-gás com o Bolsa Família, o que poderia criar um novo programa assistencial. No entanto, o fato é que ainda não foi tomada uma decisão final sobre o assunto.

VEJA MAIS: