Os valores foram calculados individualmente, de acordo com o período e a jornada de trabalho, e podem chegar a R$15.162,84. Mais de 4 mil profissionais das escolas públicas estaduais que ficaram entre dez melhores no ranking estadual do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e dessa forma receberam o pagamento do 14° salário no dia 28/11. Além disso, também vão receber a bonificação as unidades que alcançaram a meta pactuada. Confira também será o 14°salário será pago aos aposentados:
14° salário será pago?
Foi pago pelo Governo do Amazonas um 14° salário para determinado grupo, como forma de reconhecimento que o Estado do Amazonas conseguiu sair de 12º para 8º lugar. Entretanto, no total, foram premiadas 30 delas por estarem no ranking das dez melhores nas modalidades de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio. E outras 74 por terem alcançado a meta pactuada individual de cada escola.
O pagamento do 14° salário também contemplará militares que atualmente exercem profissão em escolas públicas estaduais.
14° salário será pago para educação
O pagamento do 14° salário a todos os servidores contemplados, soma R$10,7 milhões, e além disso é previsto no projeto Educação Qualificada, na qual integra o programa Educa+Amazonas, lançado pelo governador em julho de 2021.
E o 14° salário dos aposentados do INSS?
Nos dias de hoje, o 14° salário dos aposentados prevê o pagamento de um a dois salários mínimos aos beneficiários do INSS. Além disso, o abono extra deve ser por dois anos consecutivos e com isso muitas pessoas esperam com grande esperança o pagamento desse recurso.
O Projeto de Lei que trata antes de mais nada sobre o pagamento do 14° salário é de autoria do deputado Pompeo de Mattos, e tem como principal objetivo ajudar muitos aposentados e pensionistas. Todas essas pessoas estão passando por dificuldades financeiras há algum tempo e nos dois últimos anos a situação está cada vez mais grave devido à pandemia de covid-19, bem como os conflitos no leste europeu.
O Projeto de Lei 4.367/2022 ainda não está aprovado e tudo indica que nada deve ocorrer nas vésperas do fim de ano. Já que não terá tempo hábil para sua aprovação no Congresso Nacional, mesmo que o PL tramita em caráter conclusivo.
Quem tem direito?
- Pensão por Morte;
- Pensão por Morte Rural;
- Aposentadoria por invalidez;
- Aposentadoria por Idade Rural;
- Aposentadoria por Idade Urbana;
- Aposentadoria por tempo de contribuição do professor;
- Aposentadoria por Tempo de Contribuição (para segurados incluídos na regra de transição);
- Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Idade;
- Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Tempo de Contribuição;
- Aposentadoria especial por tempo de contribuição.
Fonte: JOÃO FINANCEIRA
Veja mais notícias: