Abono de Natal: Um saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia da Velhice) foi liberado no início deste ano para mais de 42 milhões de trabalhadores. Porém, cerca de 12 milhões se esqueceram e ainda não pagaram parte dos valores pela modalidade. Um total de R$ 8 bilhões ainda está disponível para saque.
Quem tem direito ao saque Abono?
Os trabalhadores que possuem saldo disponível em suas contas vinculadas ao FGTS podem fazer um saque extraordinário. O valor liberado é calculado de acordo com os valores depositados, limitado a R$ 1.000. O resgate pode ser feito até 15 de dezembro deste ano.
Nas situações em que o trabalhador possui mais de uma conta do FGTS, o Saque Extraordinário é feito da seguinte forma:
“Primeiro, nas contas relativas a contratos de trabalho rescindidos, iniciando-se pela conta de menor saldo; depois nas demais contas vinculadas, começando pela conta de menor saldo”, conforme orientação da Caixa Econômica Federal.
Como sacar dinheiro do FGTS?
Primeiro, o trabalhador deve solicitar o abono do saque emergencial, que pode ser feito pelo aplicativo ou site do FGTS. Feito isso, o trabalhador terá que esperar até 15 dias úteis para que os recursos caiam na poupança digital Caixa Tem.
Por meio da carteira digital da Caixa, o cidadão pode pagar contas e boletos, fazer compras online com cartão de débito virtual, recarregar celulares, fazer transferências, inclusive via Pix, e pagar compras em maquinários por meio de QR code.
Lembre-se que a escolha é voluntária para o trabalhador. Portanto, caberá a ele aderir ou não à nova modalidade. Caso não pretenda pagar os valores, pode comunicar a negativa à Caixa através dos canais digitais até 10 de novembro.
Como faço para saber quanto dinheiro tenho de FGTS?
Um dos principais benefícios para os trabalhadores que exercem atividades formais é o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O empregador deposita 8% do salário do empregado em uma conta de fundo criada exclusivamente para o pagamento do benefício.
No entanto, a retirada do benefício é liberada apenas em casos específicos, sendo o mais comum a demissão, que é permitida quando o trabalhador é dispensado sem justa causa pela empresa. Porém, existem outros tipos de seleção, como a própria seleção extraordinária.
De qualquer forma, consultar o saldo do FGTS é muito simples. O trabalhador pode receber informações sobre seu Fundo de Garantia por mensagem de texto (SMS), basta informar o número da Caixa; por correspondência através de cartas bimestrais; através do 0800 726 01 01; ou pelo site ou aplicativo do FGTS.
veja mais: