Atenção, beneficiários do instituto estadual de previdência: o INSS pode cancelar benefícios devido a postagens em redes sociais após detectar fraude.
Os usuários de mídia social estão cada vez mais compartilhando detalhes de suas vidas postando histórias, fotos e vídeos. Muita gente não sabe que o Instituto Nacional do Seguro Social também está presente nas redes e tenta identificar beneficiários fraudulentos.
Postagens nas redes sociais podem revelar fraude no INSS
O INSS e o ministério responsável pelos benefícios podem usar as redes sociais para pesquisar o perfil das pessoas nas plataformas. Por meio do evento, são identificados inúmeros casos de beneficiários que levam uma vida diferente daquela declarada para o instituto.
Se você está considerando os benefícios oferecidos pelo INSS, saiba que nenhuma contribuição conflita com as informações prestadas ao instituto.
Por exemplo, já houve segurados que receberam apoio ou pensão por invalidez permanente, mas publicaram fotos em empregos informais; ou pessoas sinceras que compartilharam fotos de maratonas ou atividades que não puderam fazer.
Um dos principais benefícios avaliados nas redes sociais são os benefícios por incapacidade. Na internet, especialistas e servidores utilizam informações digitais para colher provas de casos de fraude.
Contemplado pode perder benefício e ser processado
A suspensão das inspeções presenciais devido à pandemia de Covid-19 motivou o instituto a aumentar a aposta em grupos de trabalho especializados. Desde setembro, o INSS está ligando para os beneficiários que não realizam o procedimento há mais de um ano.
A seriedade da situação deve ser considerada pelos beneficiários, pois com a comprovação da incompatibilidade das informações reveladas pelas contribuições, o fraudador poderá ser processado além da perda do benefício.
Saiba mais:
- INSS: Quais Doenças E Os Benefícios Que Você Pode Ter Direito
- INSS: Aposentado Vai Receber Em Dobro Neste Mês. Veja:
- INSS: Volta A Pagar As Aposentadorias Em 2 Dias. Veja As Datas
- PIS/PASEP: Quem Vai Receber O Abono Salarial Em 2023?
- PIS/PASEP: Disponível Para 100 Mil Trabalhadores. Veja:
- Consignado do Auxílio Brasil: Caixa volta a liberar o empréstimo após suspensão