Poucas pessoas aceitam a decisão (negativa) do INSS e na maioria dos casos entram com recurso administrativo e depois com ação judicial
Quando o INSS lhe negar um benefício, você terá 3 (três) opções, que são:
- Simplesmente aceitar a negativa;
- Entrar com recurso administrativo;
- Ingressar com Ação Judicial.
Poucas pessoas aceitam decisões (negativas) do INSS e, na maioria dos casos, interpõem recurso administrativo e, em seguida, ação judicial.
O recurso administrativo pode ser interposto pelo próprio beneficiário, no prazo de 30 dias, contados a partir do momento em que tomou conhecimento da decisão do INSS.
Quando se trata de ação judicial, as chances de reverter a decisão costumam ser maiores e o beneficiário tem o benefício de uma avaliação pericial em caso de doença e também recebe o valor integral na maioria dos casos. se o juiz emitir uma decisão positiva.
Essas ações podem ser utilizadas para qualquer tipo de benefício como: aposentadoria; Auxílio-doença; Pensão por morte; Maternidade; Assistência a acidentes; Assistência Reclusão; Benefícios assistenciais.
A pessoa a quem em sua maioria foi negado o benefício precisa desse dinheiro para suas necessidades básicas, principalmente porque está impossibilitado de trabalhar, e por isso deve tentar resguardar seu direito por um perito habilitado que demonstre detalhadamente os motivos pelos quais o INSS deve aceitar seu pedido e conceder-lhe um benefício.
Veja mais: