Na terça-feira (9) o governo federal começou a fazer os pagamentos dos projetos sociais aprovados pela PEC dos Benefícios. Assim, as transferências do Auxílio Brasil, Pix Caminhoneiro e Vale-Gás tiveram início. No entanto, o início do repasse dos valores do Auxílio Taxista vai demorar um pouco mais.
De acordo com a Secretaria do Trabalho, o pagamento desse benefício só começará no dia 16 de agosto. Além disso, o programa social incluirá taxistas de todo o Brasil, mas é preciso paciência, pois essa é uma realização mais complexa que as demais, segundo o governo federal.
O Ministério do Trabalho esclareceu que programas como Auxílio Brasil e Vale-Gás já definiram seus critérios de elegibilidade, pois já existiam antes da aprovação do benefício da PEC. Além disso, o Pix Caminhoneiro também não era tão complexo, pois o governo já havia registrado os dados na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
Para iniciar os pagamentos do Auxílio Taxista, a situação já é mais complicada, pois oficialmente não há órgão federal que conte e classifique os taxistas. Dessa forma, a Secretaria do Trabalho não pode decidir quem realmente tem direito ao benefício, pois a única relação desses dados é da prefeitura de cada cidade.
Por isso, nas últimas semanas, o Governo Federal solicitou às autoridades locais que fizessem o envio dos dados de seus motoristas. Mesmo assim, o processo pode ser lento, pois o Brasil tem mais de 5.000 municípios.
[sibwp_form id=2]
Calendário do Auxílio Taxista
Em primeiro lugar, devido a essa situação de coleta de dados de cada trabalhador, vários prefeitos de todo o país criticaram o prazo para envio das informações. Alguns municípios abriram um processo interno para gerar os dados e só então enviar ao ministério.
Cronograma de pagamentos do Auxílio Taxista
Apesar disso, o governo propõe manter o cronograma originalmente apresentado. Portanto, as datas previstas para os pagamentos do Auxílio Taxista são:
- 1ª parcela: dia 16 de agosto;
- 2ª Parcela: dia 16 de agosto;
- 3ª, 4ª, 5ª e 6ª parcelas: entre os meses de setembro e dezembro de 2022.
Além dessas datas para pagamento, há um segundo calendário para taxistas residentes em cidades onde as prefeituras enviam informações somente fora do prazo. Confira o calendário abaixo:
- 1ª parcela: dia 30 de agosto;
- 2ª Parcela: dia 30 de agosto;
- 3ª, 4ª, 5ª e 6ª parcelas: entre os meses de setembro e dezembro de 2022.
Continue lendo: