loader image
Pular para o conteúdo

INSS: Erros no pedido que reduzem o valor da sua aposentadoria

Os segurados que pretendem solicitar a aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) devem conhecer o procedimento para não cometer erros que reduzirão o valor do benefício no futuro.

Alguns erros podem fazer com que o valor da sua aposentadoria despenque e, ao contrário do que muitos pensam, esses erros são muito comuns. O medo de ter acesso ao benefício pode impedir a pessoa de perceber detalhes que diminuem o valor do benefício. 

Por isso é importante ficar atento para evitar cometer erros que podem prejudicá-lo no futuro.

Erros que podem encurtar sua aposentadoria INSS

O primeiro deles é não seguir os documentos necessários para solicitar a aposentadoria. Infelizmente, porém, o próprio INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) falha nesse aspecto. 

Acontece que o município tem um grande problema em informar a lista de documentos necessários. Por isso, é importante que você consulte quais documentos são exigidos pela Previdência Social para poder se aposentar. 

O INSS normalmente exige os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de Trabalho;
  • Extrato CNIS;
  • PIS/Pasep;
  • Carnês de contribuição (para aqueles que contribuíram sem vínculo empregatício durante um período).

Veja: Banco Central Disponibiliza Dinheiro Esquecido; veja como sacar

Informações incorretas no CNIS 

O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) é um documento que registra todos os vínculos trabalhistas e previdenciários dos cidadãos. A divergência de informações no CNIS e a falta de documentos no momento da solicitação são os principais motivos que impedem a aposentadoria.

Quanto à inconsistência das informações, no caso de pessoas que contribuíram como autônomos, por exemplo, se o contribuinte declarado estiver errado, as contribuições não são registradas no CNIS e os valores pagos não são incluídos no cálculo do benefício. 

O profissional pode consultar seu próprio extrato bancário para ver se há alguma pendência para resolver. O primeiro passo é verificar o campo Relações Previdenciárias do CNIS. Na aba, o segurado encontra todas as empresas que pagaram suas contribuições ao INSS.

Nos casos em que a empresa não efetuou o pagamento obrigatório, o trabalhador deve anexar todos os documentos que comprovem a existência de vínculo laboral com a empresa. Por exemplo, o segurado ainda deve apresentar o certificado de avaliação do FGTS e os recibos de férias.

Como solicitar a Aposentadoria Online? 

INSS

Para solicitar a aposentadoria virtualmente, o cidadão deve fazer um pré-cadastro. A próxima coisa a verificar é se o período de contribuição ao INSS no CNIS está correto. Além disso, os documentos necessários devem ser digitalizados e enviados para completar a solicitação. 

No entanto, é importante que o segurado calcule o benefício pretendido. Dessa forma, ele terá uma ideia do tipo de poupança para aposentadoria que pode desbloquear mais benefícios de acordo com seu valor.

Veja como realizar o procedimento “Meu INSS”

  • Acesse a plataforma “Meu INSS”;
  • Entre no seu login e toque na opção “Pedir aposentadoria”;
  • Na sequência, selecione a modalidade de aposentadoria desejada;
  • Feito isto, responda o questionário solicitado;
  • Após preencher as informações, anexe os documentos exigidos;
  • Informe o seu CEP e os dados bancários;
  • Verifique as informações e confirme caso tudo esteja correto;
  • Por fim, clique em avançar.

Caso o INSS já tenha criado um pedido para anexar documentos, basta acessar os detalhes do serviço e rolar até o final porque aparecerá a opção de anexar os arquivos solicitados: Ou você pode selecionar esta outra opção (em vermelho):

Veja Mais: