Os segurados que pretendem solicitar a aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) devem conhecer o procedimento para não cometer erros que reduzirão o valor do benefício no futuro.
Alguns erros podem fazer com que o valor da sua aposentadoria despenque e, ao contrário do que muitos pensam, esses erros são muito comuns. O medo de ter acesso ao benefício pode impedir a pessoa de perceber detalhes que diminuem o valor do benefício.
Por isso é importante ficar atento para evitar cometer erros que podem prejudicá-lo no futuro.
Erros que podem encurtar sua aposentadoria INSS
O primeiro deles é não seguir os documentos necessários para solicitar a aposentadoria. Infelizmente, porém, o próprio INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) falha nesse aspecto.
Acontece que o município tem um grande problema em informar a lista de documentos necessários. Por isso, é importante que você consulte quais documentos são exigidos pela Previdência Social para poder se aposentar.
O INSS normalmente exige os seguintes documentos:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Carteira de Trabalho;
- Extrato CNIS;
- PIS/Pasep;
- Carnês de contribuição (para aqueles que contribuíram sem vínculo empregatício durante um período).
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Informações incorretas no CNIS
O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) é um documento que registra todos os vínculos trabalhistas e previdenciários dos cidadãos. A divergência de informações no CNIS e a falta de documentos no momento da solicitação são os principais motivos que impedem a aposentadoria.
Quanto à inconsistência das informações, no caso de pessoas que contribuíram como autônomos, por exemplo, se o contribuinte declarado estiver errado, as contribuições não são registradas no CNIS e os valores pagos não são incluídos no cálculo do benefício.
O profissional pode consultar seu próprio extrato bancário para ver se há alguma pendência para resolver. O primeiro passo é verificar o campo Relações Previdenciárias do CNIS. Na aba, o segurado encontra todas as empresas que pagaram suas contribuições ao INSS.
Nos casos em que a empresa não efetuou o pagamento obrigatório, o trabalhador deve anexar todos os documentos que comprovem a existência de vínculo laboral com a empresa. Por exemplo, o segurado ainda deve apresentar o certificado de avaliação do FGTS e os recibos de férias.
Como solicitar a Aposentadoria Online?
Para solicitar a aposentadoria virtualmente, o cidadão deve fazer um pré-cadastro. A próxima coisa a verificar é se o período de contribuição ao INSS no CNIS está correto. Além disso, os documentos necessários devem ser digitalizados e enviados para completar a solicitação.
No entanto, é importante que o segurado calcule o benefício pretendido. Dessa forma, ele terá uma ideia do tipo de poupança para aposentadoria que pode desbloquear mais benefícios de acordo com seu valor.
Veja como realizar o procedimento “Meu INSS”
- Acesse a plataforma “Meu INSS”;
- Entre no seu login e toque na opção “Pedir aposentadoria”;
- Na sequência, selecione a modalidade de aposentadoria desejada;
- Feito isto, responda o questionário solicitado;
- Após preencher as informações, anexe os documentos exigidos;
- Informe o seu CEP e os dados bancários;
- Verifique as informações e confirme caso tudo esteja correto;
- Por fim, clique em avançar.
Caso o INSS já tenha criado um pedido para anexar documentos, basta acessar os detalhes do serviço e rolar até o final porque aparecerá a opção de anexar os arquivos solicitados: Ou você pode selecionar esta outra opção (em vermelho):
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