O Abono Natalino é um benefício pago anualmente aos trabalhadores que cumprem determinados critérios. O valor do benefício é calculado com base na remuneração do trabalhador e varia de acordo com o número de dependentes.
Como funciona o Abono Natalino?
O abono natalino é um benefício pago pelo governo aos trabalhadores com carteira assinada. O valor do benefício é calculado com base na média dos salários dos últimos meses. O pagamento do abono natalino é feito em duas parcelas, uma no mês de dezembro e outra no mês de janeiro.
Quem tem direito ao Abono Natalino?
Para ter direito ao abono natalino, o trabalhador precisa ter cumprido pelo menos um mês de trabalho na empresa no ano anterior à data base. O valor do abono é calculado com base na remuneração do trabalhador e varia de acordo com o tempo de serviço na empresa.
A data limite para o pagamento do abono natalino é de dezembro, mas algumas empresas costumam antecipar o pagamento da gratificação para os seus funcionários.
Como sacar o Benefício
Para sacar o benefício, o trabalhador deve se dirigir a uma agência da Previdência Social e apresentar os seguintes documentos: carteira de trabalho, comprovante de rendimentos e documento de identificação.
Apesar de ser uma boa iniciativa, o valor do abono natalino ainda é insuficiente para cobrir todas as despesas relacionadas às festas de fim de ano. Com isso, muitos trabalhadores acabam usando o dinheiro do abono para pagar dívidas e outras contas.
O Senador Alexandre Silveira (PSD-MG) elaborou um projeto de lei (PL n. 625/22) que estabelece o pagamento do abono adicional aos beneficiários do Bolsa Família, que passou a ser Auxílio Brasil.
O projeto de lei apresentado em 2021 é justificado pela promessa eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (PL) feita em 2018, que prometia pagar o 13º salário aos beneficiários do Bolsa Família. No entanto, a iniciativa só aconteceu em 2019, em seu primeiro ano de mandato, e não foi retomada nos anos seguintes.
Silveira diz que o Abono Natalino do Auxílio Brasil vai ajudar a combater a pobreza e a extrema pobreza garantindo um lucro de quase 10 do valor que as famílias recebem anualmente.
Veja Mais:
- Auxílio Brasil: Parcela de 600 reais não apareceu no Aplicativo? Veja o que fazer
- FGTS: Saque-Aniversário para os trabalhadores nascidos em Agosto já pode ser solicitado
- Ganhe uma Renda Extra com a SHEIN
- Auxílio Brasil R$ 600: Saiba se você foi aprovado para o benefício e quantas parcelas irá receber
- INSS: Auxílio-Doença é liberado sem a necessidade de exame médico
- Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil é aprovado por Bolsonaro