No mês de julho, Aposentados e Pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem receber valores do município. Existem milhares de segurados que podem ter acesso ao valor agregado ganhando ações judiciais contra a agência. Esses processos podem estar relacionados à concessão ou revisão de seus benefícios do Seguro Social. O dinheiro dessas ações é repassado via Precatórios. Acontece que muitas pessoas não têm conhecimento de como fazer o aconselhamento. Por isso, trago comigo todas as informações que podem ajudar os segurados a fazer valer seus direitos.
R$ 25,4 bilhões serão liberados para pagamentos antecipados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A liberação é concedida pelo Conselho Federal de Justiça (ECJ) e os valores são reservados para aposentados que venceram o INSS na Justiça em ações de revisão de seus benefícios.
Pagamentos Antecipados de Benefícios para Aposentados do INSS em 2022
Os valores a serem pagos estão dentro dos limites estabelecidos pelas Emendas 113 e 114 da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de benefícios antecipados e são de responsabilidade da Justiça Federal.
O dinheiro difere das chamadas Requisições de Pequeno Valor (RPVs) porque os valores do Precatorien ultrapassam 60 salários mínimos. Dessa forma, o aposentado ou seu advogado deve acessar os sites dos TRFs (Tribunais Regionais) de sua área para poder ver o resultado do processo.
Para realizar a consulta, você deve comunicar alguns dados: o Nome do advogado (a), número do processo e outras informações que podem variar de acordo com a justiça estadual.
Os pensionistas do INss e os pensionistas que entraram com ação judicial têm direito ao recebimento do valor. a revisão de desempenho e ganhou em juízo entre 2 de julho de 2020 e 1 de julho de 2021.
Quando serão feitos os adiantamentos?
Os pagamentos devem ser feitos até 15 de agosto, conforme carta enviada aos TRFs de todo o país pelo Ministro Humberto Martins do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Segundo informações do TJ, a liberação dos valores na conta dos cidadãos beneficiários deverá ocorrer em juízo em julho devido a procedimentos administrativos internos dos tribunais e instituições financeiras, apesar dos valores terem sido pagos até a primeira quinzena de agosto.
Somente aposentados podem obter Preconceito?
O prejuízo pode ser obtido por qualquer pessoa que tenha ajuizado ação contra o poder público e tenha saído vitorioso, ou seja, quando não houver mais recursos (conhecido como sentença transitada em julgado ). No entanto, a data acima refere-se a ações judiciais movidas por aposentados e pensionistas do INSS.
Os adiantamentos do INSS são dívidas que a agência tem com os credores. Quando uma ação é movida contra o órgão público, deve ser emitido um pedido de pagamento para quitar essa dívida do INSS, o que é chamado de adiantamento. Desde que haja uma decisão positiva do juiz.
Para melhor entendimento, os adiantamentos do INSS são garantias de pagamento após o julgamento de uma ação judicial contra o INSS em favor do beneficiário. Esses títulos são federais porque o INSS é um órgão federal.
Veja Também: