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Quem tem direito ao 13º salário do INSS e como solicitá-lo?

Pensionistas e aposentados devem ficar atentos aos atendimentos do INSS. No próximo mês, o governo federal começará a pagar o 13º salário da Previdência Social. A postagem estará disponível apenas para determinados grupos. Saiba quem aceita.

Vale ressaltar que por conta da pandemia do novo coronavírus, o governo já liberou parte do 13º salário para alguns segurados do INSS. O primeiro valor foi concedido em maio deste ano. Os novos pensionistas e pensionistas que aderiram ao sistema de pensões após maio de 2022 serão incluídos nesta próxima transferência.

Quem tem direito ao 13º do INSS?

De acordo com a legislação que regulamenta a segurança social, o subsídio de Natal pode ser concedido a todos os beneficiários que recebam subsídio de velhice, funeral, doença, acidente ou prisão do INSS.

Quem não tem direito ao 13º do INSS?

O Negrant é destinado aos beneficiários de benefícios assistenciais como o da Lei Básica de Assistência Social (BPC/Loas) de prestação continuada e renda mensal vitalícia.

Calendário do pagamento do 13º do INSS

Aposentados que recebem até um salário mínimo

  • Benefício final 1: recebe dia 24 de novembro;
  • Benefício final 2: recebe dia 25 de novembro;
  • Benefício final 3: recebe dia 28 de novembro;
  • Benefício final 4: recebe dia 29 de novembro;
  • Benefício final 5: recebe dia 30 de novembro;
  • Benefício final 6: recebe dia 1 de dezembro;
  • Benefício final 7: recebe dia 2 de dezembro;
  • Benefício final 8: recebe dia 5 de dezembro;
  • Benefício final 9: recebe dia 6 de dezembro;
  • Benefício final 0: recebe dia 7 de dezembro.

Aposentados que recebem valor superior à R$ 1.212

  • Benefício final 1 e 6: recebe dia 1 de dezembro;
  • Benefício final 2 e 7: recebe dia 2 de dezembro;
  • Benefício final 3 e 8: recebe dia 5 de dezembro;
  • Benefício final 4 e 9: recebe dia 6 de dezembro;
  • Benefício final 5 e 0: recebe dia 7 de dezembro.

Como consultar o extrato do INSS pelo site da previdência

  • Acesse o site Meu INSS;
  • Clique na opção “Serviços”;
  • A opção fica no menu superior direito – Selecione a opção “Extratos/certidões/declarações”;
  • No próximo menu, clique em “Extrato de pagamento de benefício”;
  • Na tela seguinte, clique no calendário – ajuste o período que deseja retirar o extrato do pagamento do seu benefício;
  • A relação com os pagamentos recebidos no período será exibida – Caso deseje imprimir ou salvar o extrato, clique na opção “Baixar PDF”.

Como verificar o saldo pelo app do Meu INSS

  • Acesse o aplicativo com sua senha criada no Gov.br;
  • Toque no menu principal, os três pontos ou barras no alto da tela; Selecione “Extrato de pagamento de benefício”;
  • Toque no calendário e selecione o período que deseja consultar;
  • A tela exibirá o extrato com os pagamentos recebidos no período escolhido;
  • Para imprimir ou salvar, clique no botão “Baixar PDF”.

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