loader image
Pular para o conteúdo

13º Salário: Saiba como Antecipar as Parcelas do Benefício

A Caixa Econômica Federal, assim como o Banco do Brasil e outros bancos, trabalham com uma oportunidade que permite ao trabalhador antecipar os pagamentos anuais do 13º salário.

[sibwp_form id=2]

As transferências do dia 13 geralmente ocorrem nos dois últimos meses do ano, tanto para trabalhadores que trabalham em regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) quanto para aposentados, pensionistas e demais assistidos pela previdência social. Devido a este modelo, é comum as instituições financeiras oferecerem adiantamentos de subsídio de Natal.

Sobre o 13º Salário

13. salário refere-se a um dos principais benefícios pagos aos trabalhadores da CLT e pensionistas e aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Em suma, o abono de Natal funciona como uma espécie de recurso extra, que tradicionalmente é concedido em duas parcelas nos meses de novembro e dezembro.

Quanto ao valor da contribuição, seu valor é determinado proporcionalmente aos meses trabalhados e ao salário recebido. Nessa linha, o beneficiário recebe o equivalente a 1/12 da remuneração do mês trabalhado ou do benefício do INSS.

Cabe destacar que o benefício foi implantado há cerca de 60 anos, ou seja, em 1962, e desde então tem sido um alívio no bolso dos brasileiros dentro do orçamento doméstico. Diante de tais situações, a contribuição salarial costuma ser a mais esperada entre os trabalhadores e beneficiários da previdência social.

Como antecipar o pagamento

Antes, é preciso entender que a antecipação do 13º salário é uma espécie de empréstimo, ou seja, haverá redução de juros e impostos. Resumindo, o valor das parcelas será deduzido automaticamente do pagamento do seu subsídio de Natal.

Ou seja, o valor contratado será cobrado anualmente, no momento do pagamento das parcelas antecipadas no dia 13. Por meio dessa modalidade, é possível obter um adiantamento de R$ 500 a R$ 20.000 do benefício, dependendo da solvência do contratante.

Vale ressaltar que se o desconto não puder ser feito no dia 13, a pessoa que pegou o empréstimo tem até 330 dias para quitá-lo. Para se candidatar, basta entrar em contato pelos canais oficiais dos bancos que operam com expectativa.

Tomemos como exemplo a Caixa e o Banco do Brasil, a contratação pode acontecer das seguintes formas:

No caso da Caixa: baixando o aplicativo do banco, ou ligando na central de atendimento pelo número 4004 0104; 

No caso do Banco do Brasil: por aplicativo ou pelo número 0800 729 0150.

Ambos os bancos possuem critérios semelhantes associados à expectativa do 13º salário. Em geral, o salário ou benefício deverá ser depositado na conta da instituição financeira selecionada.

Veja mais: