Trabalhadores com carteira assinada precisam receber a primeira parcela do 13º salário em novembro. Como a empresa decidiu pagar o saldo em duas parcelas, a primeira deve ser transferida até 30 de novembro. A segunda deve estar na conta dos funcionários até 20 de dezembro, ou seja, até o Natal.
[sibwp_form id=2]
Caso prefira, o empregador também poderá pagar o valor integral neste primeiro dia de 30 de novembro. Alguns governos estaduais já anunciaram que optaram por esse sistema. Na semana passada, por exemplo, o governo do Paraná confirmou que o pagamento será feito de uma só vez no dia 30.
Geralmente, o 13º salário é pago aos trabalhadores que trabalham sob a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Os empregados domésticos e pensionistas e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também podem receber o valor no final do ano. Alguns funcionários também podem concordar em receber um bônus durante suas férias.
O saldo no final do ano também pode ser recebido por trabalhadores que foram contratados por tempo determinado e até mesmo aqueles que tiveram que tirar licença médica ou maternidade. Em todos os casos, o valor deve ser relativizado de acordo com o número de meses que trabalhou no ano.
Calculando o valor do 13º Salário
13. o salário não tem valor fixo para todos os trabalhadores. O cidadão recebe o valor de acordo com seu salário e o número de meses trabalhados em um determinado ano. É necessário fazer uma pequena equação para saber qual é o saldo que ficará armazenado em sua conta.
O primeiro passo é pegar o valor bruto mensal do seu salário e dividir pelo número de meses do ano, 12. Depois é só usar o resultado para multiplicar pelo número de meses que o cidadão trabalhou no ano determinado.
Como já mencionado, pensionistas e pensionistas do INSS podem receber dinheiro até mesmo do 13º salário. Nos últimos anos, o governo federal decidiu antecipar os repasses aos segurados. Em 2022, por exemplo, os pagamentos foram feitos entre abril e junho.
De qualquer forma, quem começou a receber o benefício somente após essa liberação poderá receber o 13º salário no final deste ano. Mesmo neste caso, aplica-se a mesma equação, que leva em consideração o valor da pensão e o número de meses em que o cidadão recebeu o saldo.
Auxílio Brasil
Do ponto de vista federal, não há previsão do pagamento do 13º salário para os usuários do Auxílio Brasil em 2022. Durante a campanha presidencial deste ano, o presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a prometer liberar o suplemento para os usuários do programa.
No entanto, Bolsonaro já deixou claro durante a campanha que a ideia é pagar a sobretaxa apenas a partir do final de 2023. Então, nada foi acertado para o final de 2022.
Além disso, vale lembrar também que Jair Bolsonaro (PL) não foi reeleito. Portanto, é improvável que esta proposta avance nos próximos meses.
Veja mais novidades:
- Saque de R$ 1 mil do FGTS: como e até quando receber
- Novo Auxílio de R$150 para 2023; veja quem poderá receber
- Auxílio Brasil:Pode ser pago a aposentados?
- Atrasados do INSS: veja quem vai receber agora e quando será feito o pagamento
- PIS/PASEP: Governo Lula pagará mensalidade dupla em 2023?
- Auxílio Brasil: Caixa é obrigada a retomar os pagamentos urgente
- 13º do Auxílio Brasil já possui um calendário de pagamentos?